NOTÍCIAS SOBRE ASSOCIATIVISMO

Dezembro 2017

LANÇADO O OITAVO CURSO DA ESCOLA DE ASSOCIATIVISMO

No último dia 28 de novembro, em Vila Velha/ES, perante uma plateia de mais de uma dezena de associações empresariais foi lançado o MD08 – Módulo Didático número 08, um curso gratuito, disponível no site da escola para todas as associações, com o tema “Compliance e Transparência nas associações. Tema atual, de grande importância para o fortalecimento das associações, aliás, como todos os demais cursos da Escola de Associativismo. Falaram no evento, o Presidente do Conselho de Gestão, Hélcio Resende Dias e o conselheiro Fábio Dias. Ressaltaram a importância do trabalho da escola e o valor do conteúdo deste oitavo curso.

ESCOLA DE ASSOCIATIVISMO NO SENADO

O diretor da escola e no momento ocupando o cargo de Senador da República fez um pronunciamento da tribuna do Senado sobre Compliance nos partidos políticos. Na sua fala citou a Escola de Associativismo e o trabalho que vem desenvolvendo para aperfeiçoar, consolidar, fortalecer as associações, inclusive a associação partido político.

Todo grupo é mais forte que o indivíduo – GUSTAVO NASCIMENTO –
29/11/17

Clique aqui para saber mais!

Associações cobram investimentos para melhorar infraestrutura no

Leia na íntegra aqui!

Novembro 2017

ACV – ASSOCIAÇÃO COMERCIAL DE VITÓRIA CONHECE O TRABALHO DA EA – ESCOLA DE ASSOCIATIVISMO

Foi dia 05 último, no auditório do CRA – Conselho Regional de Administração do ES. Um público de cerca de 100 associados, reunidos na 100 a edição do evento “Encontro Empresarial de Vitória – Café de Negócios” promovido pela ACV, assistiu a uma palestra do diretor da escola sobre o tema “Associativismo – Grandes Transformações“. Um debate seguiu-se à palestra para atender às perguntas e questionamentos dos empresários. Um sucesso!

REDE EMPRESARIAL DO ES TAMBÉM CONHECEU O TRABALHO DA EA – ESCOLA DE ASSOCIATIVISMO

Dia 23, no Hotel Ilha do Boi, encerrando o II Fórum da Rede Empresarial do ES, vinculada ao movimento ESPÍRITO SANTO EM AÇÃO, o diretor da escola apresentou aos dirigentes das associações empresariais das principais cidades do ES, o trabalho realizado pela EA até aqui. Sete cursos tratando de relevantes temas para o fortalecimento das associações já são oferecidos gratuitamente pela escola por meio de acesso ao site da EA.

ENCERRADAS AS GRAVAÇÕES DO MD08 “COMPLIANCE E TRANSPARÊNCIA NAS ASSOCIAÇÕES”

A prestadora de serviços já apresentou as primeiras versões do vídeo e da cartilha, que estão sendo avaliados. Todo o esforço será feito para o lançamento deste novo curso no decorrer deste mês de novembro.

ESCOLA DE ASSOCIATIVISMO PROMOVE PRIMEIRA ETAPA DO FÓRUM “RESPONSABILIDADE E PROTAGONISMO”

Em parceria com a FINDES – Federação das Indústrias do Estado do Espírito Santo, foi realizada, no plenário do Edifício FINDES, a etapa Responsabilidade do Fórum. O palestrante foi o Dr. Carlos Nivan Maia, autor de livro sobre o tema, auditor aposentado do Tribunal de Contas da União. O objetivo do fórum é o de melhor capacitar os conselheiros, diretores da FINDES, presidentes de conselhos temáticos, de câmaras setoriais e líderes de projetos da atual gestão 2017/2020. Mais um sucesso !

Outubro 2017

REUNIÃO NA FEHOFES

No último dia 22, o diretor da escola, Sérgio Rogério de Castro, compareceu à reunião da diretoria desta associação para reafirmar o interesse da Escola de Associativismo em ajudar a fortalecer as associações que apoiam/suportam os hospitais filantrópicos. A reunião foi conduzida pela nova presidente da associação Sra. Marfisa machado Novaes, diretora administrativa do Hospital São Vicente de Paulo de Afonso Claudio/ES.

CONSTITUIÇÃO OFICIAL DA ESCOLA DE ASSOCIATIVISMO

Providencias estão sendo tomadas para que a escola seja oficialmente constituída. O Estatuto, a lista dos convidados para a assembleia de constituição, as indicações para os cargos de conselheiros, de auditores e de diretor da escola. Na próxima reunião do Conselho de Gestão da escola, o assunto será submetido à deliberação do conselho provisório.

NOTÍCIAS DE ASSOCIATIVISMO NO BRASIL

Associações lançam estudo sobre problemas na medição dos custos de saúde no país

A Associação Nacional de Hospitais Privados (Anahp) e a Associação da Indústria Farmacêutica de Pesquisa (Interfarma) lançaram um estudo que aponta problemas na medição dos custos de saúde no país.

Clique aqui para saber mais!

Jovem e apaixonado pelo associativismo – CDL de Florianópolis

O vice-presidente do SBT Santa Catarina, Carlos Amaral, esteve presente no encontro Conversa Empresarial com a CDL Jovem de Florianópolis nesta terça-feira (3), na sede da entidade.

Leia matéria na íntegra aqui!

NOTÍCIAS DE ASSOCIATIVISMO NO MUNDO

Associações convocam greve geral na Catalunha

Clique aqui para saber mais!

Federação Nacional das Associações Juvenis em audiência na Câmara Municipal de Funchal – Ilha da Madeira

Setembro 2017

MAIS UMA GRANDE PERDA PARA O ASSOCIATIVISMO DO ESPÍRITO SANTO

Faleceu LUIZ NIVALDO DA SILVA, Presidente da FEHOFES – Federação das santas Casas e Hospitais Filantrópicos do ES. O diretor da escola Sergio Rogerio de castro e o membro do Conselho de Gestão da mesma, Fábio ribeiro Dias, compareceram ao sepultamento, prestando a devida homenagem a este grande parceiro da escola, uma das nossas inspirações para nos dedicarmos ao associativismo na saúde. Deixa saudades e fará muita falta

LANÇADO O MÓDULO DIDÁTICO MD07 “SUSTENTABILIDADE FINANCEIRA É VITAL”

Aconteceu na sede do SINCADES, parceiro da escola, no ultimo dia 28, com palestra do associativista e colaborador de conteúdo do módulo, Idalberto Moro. Estiveram presentes o Vice Presidente do Conselho de Gestão da escola, Leo de Castro, associados do SINCADES e inúmeros amigos da escola.

FALTA POUCO PARA A FINALIZAÇÃO DO FILME “BUSCANDO SUA TURMA”

A  maior parte da filmagem já foi realizada. O autor do texto e a direção da escola solicitaram uma valorização deo associativismo no final do filme. O texto é do jornalista Eustáquio Palhares, a produção tem o apoio do SESI/ES.

“MANUAL DO CONSELHEIRO DO SISTEMAS”

Representantes dos Sistemas Comércio e Agricultura, Dionísio Corteletti e Maria Tereza Vago respectivamente, já estiveram reunidos com a escola, receberam cópia do material produzido para as suas áreas. São pessoas que, pelo seu conhecimento do assunto muito vão enriquecer o trabalho que está sendo realizado. O SEBRAE também já indicou o seu diretor Benildo Benadai para colaborar com o projeto.

NOVO CONSELHO DE GESTÃO DA EA

Com o final do mandato dos seus primeiros e dedicados conselheiros, o Conselho de Gestão foi recomposto com a seguinte composição: Representantes das parceiras: Leonardo Souza Rogerio de Castro (FINDES), Sergio Rogerio de Castro(FIBRASA), Paulo Lacerda Almeida e Silva(IEL/ES) e Helio Hoffmann Schneider(ACAPS); demais conselheiros os associativistas Helcio Resende Dias, Aristóteles Passos Costa Neto e Fábio Ribeiro Dias. A primeira reunião aconteceu no dia 16 de agosto passado quando foram eleitos Presidente e Vice presidente do conselho, Helcio Resende Dias e Leonardo Souza Rogério de Castro. Nesta reunião foram aprovados o MD07 (módulo didático 07) “Sustentabilidade financeira é vital”, a retificação do Plano de Trabalho e do Orçamento de 2017, o lançamento do MD07 na sede do SINCADES, a minuta do Estatuto da Escola de Associativismo e a nova parceria com a empresa ISH. A escola se prepara para ser constituída e ter sede.

NOTÍCIAS DE ASSOCIATIVISMO NO MUNDO

POR QUE VOCÊ PRECISA DIZER “NÃO”

MELHOR SE CONECTAR COM MEMBROS PARA AUMENTAR A LEALDADE, A RETENÇÃO

Leia matéria na íntegra aqui!

Associação aposta na criação de uma classe empresarial forte em Angola

Quer saber mais? Clique aqui!

Agosto 2017

MÓDULO DIDÁTICO MD07 “SUSTENTABILIDADE FINANCEIRA É VITAL”
SERÁ LANÇADO NESTE MÊS

O lançamento acontecerá na sede do SINCADES, parceiro da escola, na segunda quinzena deste mês, com palestra do associativista Idalberto Moro.

FILME “BUSCANDO SUA TURMA” NESTE MÊS DE AGOSTO

Com texto do jornalista Eustáquio Palhares, apoio do SESI/ES avança a produção do filme que permitirá que o texto já encenado várias vezes no ES seja facilmente reproduzido e visto no mundo todo. A Finordia é a empresa responsável pelo filme. Trabalham no filme, atores do teatro do SESI/ES e voluntários.

CURSO EAD “MANUAL DO CONSELHEIRO DO SISTEMA S”

Enviado para o SENAI/SP, que é coprodutor do curso, a parte do conteúdo já gerado pelo
SENAI/ES.

ESCOLA DE ASSOCIATIVISMO HOMENAGEIA A DIRETORIA DA FINDES
2014/2017

Com a entrega realizada pelo diretor da escola ao Presidente da FINDES, Marcos Guerra, uma placa de agradecimento pelo apoio recebido para a sua implantação e para o desenvolvimento dos trabalhos nestes dois anos de operação, a escola presta uma justa e devida homenagem.

Morre Esthério Colnago Presidente da OCB-ES

Clique aqui para saber mais!

Farmácias demostram a força do associativismo para vencer a crise

Leia na íntegra aqui!

Pra quem tanta associação?

“Diante de muitos interlocutores, a sociedade acaba com dificuldade em negociar com aquele que tem reais condições de apresentar soluções de interesse público.”

NOTÍCIAS DE ASSOCIATIVISMO NO MUNDO

Associação aposta na criação de uma classe empresarial forte em
Angola

Confira na integra aqui.

Julho 2017

A ESCOLA DE ASSOCIATIVISMO FOI PAUTA NO CADERNO ESPECIAL DA  A TRIBUNA. CONFIRA!

Confira a matéria que saiu na revista da Indústria Capixaba (Findes) sobre o lançamento do nosso módulo 05, com o tema Desenvolvendo mercados por meio das associações.

A ESCOLA NA FACIAPES

Continuando o trabalho de divulgação, no dia 4 deste mês, o Diretor da Escola de Associativismo, acompanhado de professores da escola, fará, na sede da entidade em Vitória/ES, uma apresentação para dirigentes de associações empresariais filiadas à FACIAPES – Federação da Associações Comerciais, Industriais, Agropastoris do ES.

NOVO MÓDULO DIDÁTICO MD07 “SUSTENTABILIDADE FINANCEIRA É VITAL” QUASE PRONTO

Em fase de finalização para aprovação do Conselho de Gestão, mais um relevante tema do associativismo está sendo transformado em curso. Há um empenho da direção da escola para que o seu lançamento ocorra ainda neste mês de julho.

GRAVAÇÕES DO FILME “BUSCANDO SUA TURMA” NESTE MÊS DE JULHO

Também em fase adiantada de produção está o filme baseado no texto do jornalista Eustáquio Palhares. Uma iniciativa apoiada pelo SESI/ES permitirá que o texto, já encenado em teatro várias vezes, seja visto mais vezes em nova roupagem com linguagem cinematográfica.

CURSO EAD “MANUAL DO CONSELHEIRO DO SISTEMA S”

Foram realizadas gravações com o colaborador de conteúdo, Dr Carlos Nivam. Neste mês será enviado para o SENAI/ES, que é coprodutor do curso, a parte do conteúdo já gerado.

CAMPANHA DE COMUNICAÇÃO FOI INICIADA

Com apoio do SEBRAE/ES foi iniciada no mês de junho p.p. uma campanha de divulgação dos objetivos e do trabalho já realizado pela escola. Já percebidos aumentos significativos no acesso às mídias sociais e publicadas entrevistas nos jornais A TRIBUNA e JORNAL DOS EMPRESÁRIOS. A escola aparece mais!

Junho 2017

PALESTRAS DO MÊS, NO ES, SOBRE A ESCOLA DE ASSOCIATIVISMO

Foram atendidas três associações: 1) SINDICALÇADOS/ES – REGIONAL SUL – em Cachoeiro de Itapemirim, com o Prof Darcy Lannes Cometi, publico de cerca de 50 pessoas; 2) SINDIPAPEL/ES – em Vitória, também com o Prof Darcy Lannes Cometi e 3) IBI – Instituto Brasileiro de Inovação – evento Forum Estadual de Economia Criativa e Inovação, com o Prof Sergio Rogerio de Castro, público de cerca de 50 pessoas.

ESCOLA DE ASSOCIATIVISMO DISPÕE DE RECURSOS PARA FORTALECER AS ASSOCIAÇÕES

Saiba mais aqui

Blog da REDEXPERT de Porto Alegre/RS

“VINHO COM PROSA” – UMA HOMENAGEM DA EA ÀQUELES QUE TÊM COLABORADO COM A ESCOLA NOS SEUS DOIS ANOS DE OPERAÇÃO

Um evento especial, programado com muito carinho pela Escola de Associativismo para agradecer e homenagear suas parcerias e apoiadoras, os colaboradores de conteúdo, o Conselho de Gestão e seu Comitê Executivo. Gabriel Tebaldi, José Antonio Martinuzzzo e João Gualberto Vasconcelos serão os inspiradores da prosa sobre o futuro da política no Brasil.

CAMPANHA DE COMUNICAÇÃO SERÁ INICIADA NESTE MÊS DE JUNHO

Com significativo apoio do SEBRAE/ES daremos início neste mês de junho de uma campanha de divulgação dos objetivos e do trabalho já realizado pela escola. Todas as mídias serão utilizadas: jornaiS impressos e digitais, rádio, tv e mídias sociais. A escola começa a mostrar o que seu conteúdo e a sua missão.

MD07 “SUSTENTABILIDADE FINANCEIRA É VITAL” EM EDIÇÃO FINAL DO VÍDEO E FINALIZAÇÃO DA CARTILHA

Terminadas as gravações, o trabalho se desenvolve internamente para que mais um relevante tema do associativismo seja transformado em um curso. Contribuições valiosas foram recolhidas e deverão ajudar muitas associações a aperfeiçoarem o seu trabalho.

GRAVAÇÕES DO FILME “BUSCANDO SUA TURMA” NESTE MÊS DE JUNHO

O rico texto de estímulo ao associativismo do jornalista Eustáquio Palhares terá sua versão em forma de filme de curta metragem em breve. Locais de filmagem, atores, figurinos, iluminação, câmeras, uma atividade quase febril da indústria criativa do audiovisual.

A ESCOLA SAIU DO ESPÍRITO SANTO!

No último dia 23 de maio, poucos meses antes do programado, por articulação de Hélcio Rezende Dias, nosso querido colaborador de conteúdo, a Escola de Associativismo apresentou-se na cidade do Rio de Janeiro. O Prof Fábio Ribeiro Dias fez palestra sobre os objetivos, a missão da escola. Mostrou um resumo dos cursos que já produzimos e atendeu a perguntas sobre associativismo dos sócios do Sindicato dos Panificadores do Município do Rio de Janeiro. Mais de uma centena de associativistas ouviram o palestrante com muito interesse. Um sucesso! Do ES para o mundo.

ADIADO O LANÇAMENTO DO MD06 “GOVERNANÇA: NÃO É SÓ O PRESIDENTE QUE PRECISA TRABALHAR”

O lançamento do sexto módulo didático foi adiado e ainda não tem uma data marcada. A direção da escola faz gestões para que o local seja uma associação empresarial e o evento ocorra em breve.

GESTÃO DE ASSOCIAÇÕES

CURSO DA FUNDAÇÃO GETÚLIO VARGAS – SÃO PAULO/SP

Carga Horária: 32 horas-aula

Data de início: 15/08/2017

Data de término: 03/10/2017

Dias da semana: 3º feiras

Horário: das 19h30 às 22h45

Unidade: 9 de Julho

Coordenador(es):Prof. Fernando do Amaral NogueiraProf. Mário Aquino Alves

Inscreva-se aqui

Associativismo empresarial perderá o protagonismo novamente?

Folha de Londrina – 31/05/2017 Onde está a garra do associativismo empresarial para defender o Brasil, em especial os interesses do empresariado paranaense?

Leia na integra aqui.

Sócio não responde por dívida de associação civil sem fins lucrativos

Consultor Jurídico – 30 de abril de 2017

Leia matéria aqui.

NOTÍCIAS DE ASSOCIATIVISMO NO MUNDO

Associativismo também é Comunidade

“Mais uma vez utilizo este espaço para inculcar a ideia de ser comunitário, sempre em ordem a uma sociedade mais justa e humana.”

Confira na integra aqui.

Maio 2017

LANÇAMENTO DO MD06 “GOVERNANÇA: NÃO É SÓ O PRESIDENTE QUE PRECISA TRABALHAR”

O sexto módulo didático que tem como colaboradores de conteúdo Aristóteles Passos Costa Neto (SINDUSCON/ES), Carlo Fornazier(CDL) e Lucas Izoton Vieira (FINDES), será lançado neste mês de maio, em data e local a serem ainda decididos pelo Conselho de Gestão da escola. Uma associação empresarial deverá patrocinar este novo lançamento que enriquecerá ainda mais o nosso acervo de conteúdo.

INICIADAS AS GRAVAÇÕES DO MD07 “SUSTENTABILIDADE FINANCEIRA É VITAL”

Mais um tema relevante para um associativismo forte será tratado por um módulo didático da Escola de Associativismo. As gravações com Luiz Wagner Chieppe (ES EM AÇÃO), Tales Machado (SINDIROCHAS) já foram realizadas. Os outros dois colaboradores de conteúdo deste tema serão Etore Cavalliere (ASSOCIAÇÃO VIDAS) e Idalberto Moro (SINCADES).

FINALIZADO O ROTEIRO DO FILME “BUSCANDO SUA TURMA”

A expectativa é de que neste mês de maio sejam iniciadas as filmagens do rico texto de estímulo ao associativismo do jornalista Eustáquio Palhares.

3º EVENTO DE ASSOCIATIVISMO NA SAÚDE ACONTECE EM SÃO MATEUS/ES

São Mateus sediou o terceiro evento de associativismo na saúde, confira um pouco mais no vídeo, clicando aqui.

NOTÍCIAS DE ASSOCIATIVISMO NO BRASIL

Mudança incompleta – Reforma trabalhista vai na direção certa, mas não resolve vários problemas.

A reforma trabalhista não resolve os inúmeros problemas do mercado de trabalho, mas dá passos importantes.

As empresas pagam imposto sindical, da mesma forma que os trabalhadores. As federações dos empresários usam parte do dinheiro do sistema S, imposto recolhido das empresas para financiar a qualificação dos trabalhadores. Representações sindicais de patrões e empregados precisam viver da relação com os seus associados. Por outro lado, os sindicatos dos trabalhadores ganharam uma enorme força com o princípio de que o negociado pode se sobrepor ao legislado.

Míriam Leitão

27/04/2017 – A Gazeta (Vitória/ES)

Agosto 2015 (mês em que se iniciaram as atividades da Escola)

SEDE DA ASSOCIAÇAO

“O primeiro conjunto vídeo/cartilha/apresentação produzido pela Escola será apresentado no final deste mes ao órgão mais alto da hierarquia da FINDES – Federaçao das Industrias do Estado do Espirito Santo, o Conselho de Representantes;

REGISTRO DA MARCA E LOGOMARCA

Providencias já foram tomadas para o registro da marca e da logomarca da Escola de Associativismo. Reforçando a percepção da relevância da iniciativa foi confirmada mais uma vez o caráter inédito da inciativa pois nao existia nenhum registro desta marca no INPI – Instituto Nacional de Propriedade Industrial;

SESI/ES – MANTENEDORA da Escola de Associativismo

Com a decisão do Superintendente do SESI/ES Luiz Carlos de Souza Vieira de apoiar as iniciativas de biblioteca, do museu e do espaço cultural do associativismo, imediatamente operacionada pelo Gerente da Area de Cultura Luiz Vancea, o SESI/ES passa a ser reconhecido, para alegria de todos, como mantenedora da Escola de Associativismo;

BIBLIOTECA DO ASSOCIATIVISMO

O espaço que irá abrigar esta biblioteca já foi definido dentro da Biblioteca da Indústria, no 1o andar do Edificio FINDES. No local já existe um acervo doado pela família do saudoso Ex- Presidente da FINDES Jones Santos Neves Filho e outras doações começam a chegar para análise;

MUSEU DO ASSOCIATIVISMO

Ainda nao temos um local definido mas o acervo já começa a ser organizado dentro da Biblioteca do Associativismo;

ESPAÇO CULTURAL DO ASSOCIATIVISMO

Irá se localizar dentro do Espaço Cultural do SESI no Edificio FINDES;

PRIMEIRO CONJUNTO DIDATICO VIDEO/CARTILHA/APRESENTAÇAO

Será apresentado, no final do corrente mes de agosto, ao Conselho de Representantes da FINDES – Conselho de Representantes da Federaçao das Industrias do Estado do Espirito Santo, o primeiro conjunto didático vídeo/cartilha.apresentaçao produzido pela Escola de Associativismo e que trata do tema SEDE DA ASSOCIAÇAO;