Pirâmide de Maslow Revisitada e Aplicada ao Associativismo

Fisiológicas e básicas
As mensalidades são nossa principal fonte de receitas
Convivemos com a inadimplência e com o desinteresse dos associados pelo dia a dia da entidade
Como é difícil encontrar líderes que carreguem o piano associativo, contentamo-nos com quem se voluntaria para esta missão
Pegamos à laço os poucos associados que conseguimos alcançar
Nosso portfólio de serviços é acanhado, mas é o melhor que podemos fazer diante do perfil socioeconômico local
Em geral, não temos projetos em andamento, pois demandam tempo, estrutura, dedicação e altos investimentos

Foco prevalente na subsistência

Emblema
“Vendemos o almoço para comprar o jantar”

Segurança e patrimoniais
O que temos e o que somos foi composto com grande esforço
Em relação às finanças, não geramos superávit nem prejuízo
Somos ponderados e conservadores em nossas decisões
Melhor ter pessoas que se voluntariam para a composição de chapa a correr o risco de não haver ninguém que se apresente para esta missão
Nosso quadro social é estável, embora pouco participativo
Estimulamos a formação de lideranças, mas quase não há renovação de nosso quadro diretivo
Nosso portfólio de produtos está centrado em serviços tradicionais como o SPC, certificado digital, capacitações, assessorias e locações
Os projetos que tocamos têm grande dependência de parceiros externos e geram resultados medianos para os associados
Nossos principais indicadores de resultado são a manutenção das contas em dia e a estabilidade do nº de associados
Estamos mais apegados ao passado, que centrados no futuro

Foco prevalente na manutenção do status quo

Emblema
“Em time que está empatando, não se mexe”.

Sociais e de pertencimento
Valorizamos a presença do associado no dia a dia da ACE. Somos festivos e nos confraternizamos sempre que possível, por meio de happy hours, eventos, missões empresariais, núcleos setoriais e rodadas de negócios
Nosso portfólio tem ênfase no relacionamento entre associados, mas, não necessariamente, gera expressivas receitas para a entidade
Nos esforçamos para ter um quadro social representativo da economia local
Buscamos refletir as necessidades do associado em nossas ações e serviços
Reconhecemos a relevância da formação de redes de cooperação empresarial para o sucesso dos negócios
Projetos nos inspiram, principalmente, se contribuírem para o senso de pertencimento e bem-estar gerados pela causa associativa
Nosso principal indicador de resultado é a participação do associado no dia a dia da
entidade.

Foco prevalente no relacionamento, sem, contudo, estabelecer maior rigor quanto à competitividade empresarial

Emblema
Com dinheiro ou sem dinheiro, eu brinco …

Existenciais e de estima
Valorizamos a presença da ACE na mídia e o justo reconhecimento público que nos éconferido
Reunimos grande número de associados. Além disso, as maiores empresas locais figuram em nosso quadro social
Somos escolhidos como parceiro preferencial por muitas instituições
Nosso portfolio de serviços gera expressivo superávit para a ACE. Dispomos de sede própria e de razoável patrimônio.
Devido ao sucesso institucional e financeiro que alcançamos, a ocupação de nossos cargos gera disputa, embora algumas lideranças queiram se perpetuar em nossos cargos decisórios
Estamos bem na fita. Somos premiados e aclamados pelo trabalho que fazemos, principalmente por agentes de mídia e parceiros-chave
Nosso principal indicador de resultado é o reconhecimento público das ações
realizadas